Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

CARLOS REULTMANN BARBOSA - Secretário Municipal

Criada pela Lei Municipal nº 1.521, de 18/12/1984; alterada pela Lei Municipal nº 2050, de 05/01/1993.

São competência do Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente: planejar, organizar, acompanhar e controlar todas as atividades desenvolvidas na Secretaria, mantendo contatos e articulando com Empresas Públicas e Privadas no sentido de carrear recursos para realização dos projetos e atividades.

Órgãos da Secretaria:
* Coordenadoria de Meio Ambiente, Parques e Jardins;
* Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Eventos Agropecuários.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Telefone: (28) 3552-4359 / 3552-4635

Prefeitura de Alegre conclui curso de capacitação para produtores rurais

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

Foi finalizado na tarde desta quarta-feira (18), o curso de capacitação em derivados do leite, ministrado pelo Senar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alegre, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

O curso, aperfeiçoou as técnicas e conhecimentos dos produtores rurais que participaram dos três dias de aula. Além de queijos, os produtores tiveram a oportunidade de trabalhar e aprender a fabricação de produtos como: iogurte, iogurte tipo grego, bebida láctea, ricota, doce de leite, leite condensado, mussarela, queijos cabacinha, meia cura e frescal, queijos recheados com doce de leite, requeijão cremoso, geleias, entre outros produtos. A instrutora do Senar também trabalhou com os produtores técnicas de higienização, qualidade e o produto final.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Reutemann, se mostrou muito feliz com a parceria com o Senar e a participação efetiva dos produtores. “Este curso é um dos caminhos que estamos dando para o aperfeiçoamento da agroindústria de Alegre. Alguns dos participantes estão começando a montar seus pequenos empreendimentos, as técnicas e dicas aprendidas aqui poderão alavancar ainda mais estes projetos. Vamos buscar meios de trazer mais cursos para os nossos produtores”, conclui, Reutemann.

Fotos: CCOM/PMA

SEMDER recupera 30 pontes rurais em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

A Prefeitura Municipal de Alegre, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SEMDER, está trabalhando a todo vapor na zona rural para recuperar pontes de madeira. Visando a mobilidade dos produtores rurais e a facilidade para escoar a produção, as novas pontes irão contribuir e muito para a melhor qualidade de vida do homem do campo.
A prefeitura já recuperou mais de 30 pontes em varias comunidades do município.
Para o prefeito de Alegre, José Guilherme, aos poucos e com muito trabalho a gestão vai colocando o município nos eixos. “Já conseguimos dar uma nova cara na sede do município e estamos intensificando as ações para a zona rural, trabalhando na recuperação de pontes de madeira que estavam praticamente intrafegáveis. Recuperamos parte das nossas estadas e vamos atingir a todas as comunidades com os trabalhos de melhoria. Com a recuperação das pontes a trafegabilidade melhora, facilita o transporte escolar e de passageiros, além de facilitar o escoamento da produção local”, destacou, José Guilherme.
No dia 11 de Setembro, José Guilherme assinou a participação do programa de recuperação de pontes rurais do Governo do Estado. A comunidade de Assentamento Floresta será beneficiada com as obras do governo. A ponte de madeira do local será trocada por uma com estrutura de vigas pré-moldadas em concreto.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural concorda com o prefeito municipal quando o mesmo diz que “aos poucos o trabalho está sendo feito”. “A sensação é que o dever está sendo cumprido. Ainda temos muito a fazer ainda, mas aos poucos estamos chegando cada vez mais longe. Vamos buscar todos os meios possíveis para que o melhor seja feito para o rural do nosso município”, conclui o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Reutemann.

Consola de depuração Joomla

Dados do perfil