Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

CARLOS REULTMANN BARBOSA - Secretário Municipal

Contato: (28) 3552-4359 / 4635 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

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Criada pela Lei Municipal nº 1.521, de 18/12/1984; alterada pela Lei Municipal nº 2050, de 05/01/1993.
 
São competência do Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente: planejar, organizar, acompanhar e controlar todas as atividades desenvolvidas na Secretaria, mantendo contatos e articulando com Empresas Públicas e Privadas no sentido de carrear recursos para realização dos projetos e atividades.
 
Órgãos da Secretaria:
* Coordenadoria de Meio Ambiente, Parques e Jardins;
* Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Eventos Agropecuários.
 
Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000
Telefone: (28) 3552-4359 / 3552-4635
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SEMDER realiza primeiro concurso leiteiro em Celina

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

Na próxima quinta-feira (18) acontece o primeiro concurso leiteiro de 2017. Até sábado (20) mais de 15 expositores de Alegre, participarão das atividades do torneio no Parque de Exposições em Celina.

Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o concurso tem o objetivo de incentivar os produtores a participar de eventos como este que promovem a interação e ainda premia os melhores competidores do ramo. “Este evento é muito importante para Alegre. É a oportunidade dos produtores mostrarem o trabalho realizado nas suas propriedades, exibirem a genética dos animais, trocar experiências e ainda confraternizar. A pecuária leiteira, é hoje, um dos expoentes da nossa agricultura chegando a produzir 50 mil litros de leite por dia. Então, é necessário construir formas de valorizar os nossos produtores”, explica o secretário municipal Carlos Reuttemann.

A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (17) às 16h com a chegada dos animais no Parque de Exposições e a retirada do leite para zerar a produção. Na quinta, a primeira ordenha para o concurso começa às 7hs, a entrada para o evento no dia 18 é um kilo de alimento não perecível que será doado para a Apae de Alegre.

Confira a programação:

Dia 17/05 
16h - Chegada dos Animais
19h - Esgota dos Animais

Dia 18/05 *
07h - Concurso Leiteiro – 1ª Ordenha

19h - Concurso Leiteiro – 2ª Ordenha
21h - Rodeio
23h - Lucas & Junior 

*Entrada 1kg de alimento não perecível

Dia 19/05 **
07h - Concurso Leiteiro – 3ª Ordenha 
19h - Concurso Leiteiro – 4ª Ordenha
21h - Rodeio
23h - Dj Alan Massini
0h30 - Odair de Paula

Dia 20/05 ** 
07h - Concurso Leiteiro – 5ª Ordenha
19h - Concurso Leiteiro – 6ª Ordenha
20h30 - Entrega da Premiação
21h - Rodeio
23h - Banda Chem-Em-Em
0h30 - Paula & Thiago

**Valores e pontos de venda de ingressos, ver com organizador

Dia 21/05 *** 
10h - Prova dos 3 Tambores
20h - Edmar Moreira

*** Entrada Franca

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Conselheiros municipais de Desenvolvimento Rural serão capacitados

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

Os conselheiros que integram os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRSs) de seis cidades passarão por capacitação nesta quinta (04) e nesta sexta-feira (05) sobre a elaboração de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Um encontro será realizado na cidade de Muniz Freire, e o outro, em São José do Calçado.

A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Florestal e Agropecuária do Estado (Idaf), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e as prefeituras.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Reutmannt, participou do encontro nesta quinta e garante que “este projeto necessário para o fortalecimento da agricultura familiar na região”.

Nesta quinta-feira, conselheiros de Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Alegre passarão pela capacitação a partir das 13 horas, na Câmara Municipal de Muniz Freire. Já na sexta-feira os membros dos conselhos de São José do Calçado, Dores do Rio Preto e Guaçuí receberão o curso a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação de São José do Calçado.

Segundo o gerente de Agricultura Familiar da Seag, José Arcanjo Nunes, os cursos foram elaborados por solicitação dos próprios municípios e terão como objetivo debater as políticas agrícolas e agrárias. “Os eventos serão importantes para que possamos ter um nivelamento de informações sobre o que são os conselhos e quais as suas atribuições. E também debater as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Essa dedicação que os conselheiros têm de participar do desenvolvimento rural dos municípios e discutir a questão agrícola e agrária é fundamental para um desenvolvimento sustentável”, afirmou Arcanjo.

Cada cidade possui uma legislação própria que define a formação e as funções de cada conselho. Eles são formados por representantes do Poder Público; do Incaper; do Idaf; de cooperativas, sindicatos, instituições financeiras e associações; do Poder Legislativo, dentre outros. Em média, os CMDRSs são compostos por 15 a 20 membros. 

 

Programação

Quinta-feira

CMDRS participantes: Jerônimo Monteiro, Alegre e Muniz Freire

13 horas - Inscrição e Abertura

14 horas - Por que participar do CMDRS?

14h40 - Gestão Social: Organização, Planejamento e Controle Social

15h10 - Estrutura e Dinâmica de Funcionamento de um CMDRS

16 horas - Depoimento de um conselheiro do CMDRS (visitante)

16h20 - Políticas Públicas para a Agricultura Familiar

17 horas -  Encerramento

Local:  Câmara Municipal de Muniz Freire, Rua Principal, Centro.

 

Sexta-feira

CMDRS participantes: Jerônimo Monteiro, Alegre e Muniz Freire

8 horas - Inscrição e Abertura

9 horas - Por que participar do CMDRS?

09h40 - Gestão Social: Organização, Planejamento e Controle Social

10h10 - Estrutura e Dinâmica de Funcionamento de um CMDRS

11 horas - Depoimento de um conselheiro do CMDRS (visitante)

11h20 - Políticas Públicas para a Agricultura Familiar

12 horas -  Encerramento

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de São José do Calçado - Avenida Rui Barbosa, 09, Centro.

 

Informações à Imprensa:

Pedro Callegario

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(27) 3636-3651

(27) 9 8849-9814

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