Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

CARLOS REULTMANN BARBOSA - Secretário Municipal

Criada pela Lei Municipal nº 1.521, de 18/12/1984; alterada pela Lei Municipal nº 2050, de 05/01/1993.

São competência do Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente: planejar, organizar, acompanhar e controlar todas as atividades desenvolvidas na Secretaria, mantendo contatos e articulando com Empresas Públicas e Privadas no sentido de carrear recursos para realização dos projetos e atividades.

Órgãos da Secretaria:
* Coordenadoria de Meio Ambiente, Parques e Jardins;
* Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Eventos Agropecuários.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Telefone: (28) 3552-4359 / 3552-4635

Serviço de Inspeção Municipal conta com equipe técnica capacitada para atender produtores rurais

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

Uma das metas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural é atender as demandas dos produtores rurais de Alegre e contribuir para a melhoria na qualidade da produção agrícola local, fortalecendo a agricultura familiar e a geração de renda por meio da inclusão dos agricultores nas políticas de desenvolvimento rural.

Para isso, a Secretaria conta com profissionais que proveem uma assistência mais presente aos produtores.

Os profissionais do corpo técnico atuam de forma conjunta para construir planos de trabalho junto aos produtores rurais. Hoje, o médico veterinário do município, Dr. Jean Gualberto, trabalha diretamente nos diagnósticos de gestação em pecuária de leite e auxilia, prioritariamente, na fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM.

Outro profissional que contribui muito para a construção dos projetos para o produtor rural é a Economista Doméstica que atua na secretaria. A profissional, Alessandra Vasconcelos, atua na orientação para regularizar as agroindústrias familiares rurais, registrando os empreendimentos rurais nos órgãos competentes. Trabalha desde a adequação dos projetos até os canais de comercialização, orientando o produtor em toda cadeia produtiva, visando sempre a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, além de ser responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal do município.

O que é o SIM?

Serviço de Inspeção Municipal - SIM

É a inspeção higiênico-sanitária da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização. É realizada por médico veterinário e auxiliada por técnicos especializados. O SIM vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural é responsável pela fiscalização dos estabelecimentos que comercializam apenas dentro do município de Alegre.

O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

Qual a importância do consumo de alimentos inspecionados?

Para garantir que o alimento forneça os nutrientes necessários e evite problemas à saúde humana, ele deve estar em boas condições de consumo. Para isso, são necessários cuidados na produção, elaboração, armazenamento e distribuição, pois em qualquer fase pode ocorrer contaminação dos alimentos por microrganismos, toxinas, parasitas, substancias químicas e outros agentes nocivos à saúde, que podem provocar doenças.

Toda indústria de produtos de origem animal deve ser registrada no órgão competente para poder funcionar no País. A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar os riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.

Não adquira produtos sem o carimbo do SERVIÇO DE INSPEÇÃO.

Compete ao Serviço de Inspeção Municipal somente a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal que forem comercializados dentro do município de Alegre.

O registro (formalização) dos empreendimentos que produzem produtos de origem vegetal é de competência da Vigilância Sanitária do município, no entanto a economista doméstica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural orienta os produtores rurais que possuem estabelecimentos ou que desejam iniciar esta atividade para que os mesmos possam formalizar a sua agroindústria e assim se inserir no mercado de forma competitiva e melhorar a renda das famílias do campo.

Foto: Divulgação/Internet

Comunicado ao produtor rural sobre o Talão de Notas Fiscais

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural comunica a todos os produtores rurais do município que emitiram notas fiscais no ano de 2016, que devem apresentar o talão até o dia 12 de maio de 2017 para ter o visto do NAC (Núcleo de Atendimento ao Contribuinte).

“A emissão de notas fiscais, pelo produtor rural, contribui com a arrecadação do município e este recurso retorna ao produtor na forma de serviços para fortalecer o agronegócio de Alegre” informou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Reutemann Barbosa.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural está situada na Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518, em frente à Delegacia Municipal. Telefone: (28) 3552-4635.

Consola de depuração Joomla

Dados do perfil