Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

JOSÉ LUIZ ALBANI - Secretário Municipal

Criada pela Lei Municipal nº 1.521, de 18/12/1984; alterada pela Lei Municipal nº 2050, de 05/01/1993.

São competência do Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente: planejar, organizar, acompanhar e controlar todas as atividades desenvolvidas na Secretaria, mantendo contatos e articulando com Empresas Públicas e Privadas no sentido de carrear recursos para realização dos projetos e atividades.

Órgãos da Secretaria:
* Coordenadoria de Meio Ambiente, Parques e Jardins;
* Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Eventos Agropecuários.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Telefone: (28) 3552-4359 / 3552-4635

Quarenta profissionais são capacitados pelo Programa Cozinha Capixaba em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

Durante quatro dias, quarenta profissionais da área de gastronomia de Alegre participaram do Programa Cozinha Capixaba, do Governo do Estado. O Programa é uma parceria  entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Sesi-ES — tem o objetivo de capacitar profissionais do setor da gastronomia capixaba, de forma gratuita, para desenvolver a culinária e os produtos regionais e, com isso, incentivar o turismo e gerar emprego e renda. Alegre recebeu o projeto graças à colaboração das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Para que Alegre fosse contemplado com o programa, era necessário que alguns pré-requisitos fossem atendidos. A Coordenadora Municipal de Desenvolvimento Rural, Alessandra Vasconcelos, explica que um dos requisitos era que o município tivesse uma agricultura familiar forte. “Havia uma série de documentos para serem enviados a Seag. Graças ao árduo trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural em favor do fortalecimento dos agricultores da cidade, nós conseguimos o Cozinha Capixaba. Tem sido recompensador ver os avanços deste fortalecimento”.

O plano de aula do curso é elaborado de acordo com o que o município produz. José Luiz Albani, secretário municipal de Desenvolvimento Rural enfatiza a importância deste plano de aula. “Precisamos resgatar o que a nossa terra tem de melhor, e este é o objetivo do Cozinha Capixaba. Queremos que os produtos da nossa cidade sejam valorizados nos bares e restaurantes da cidade, que os profissionais vejam a importância de valorizar os nossos agricultores. O curso promoveu esta percepção, de relação comercial entre o comerciante e o agricultor”.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas, apontou o programa com sendo um reforço para as ações em prol do empreendedorismo na cidade. “O Cozinha Capixaba só reforça o que estamos trabalhando. Capacitação é a chave para que estes empreendedores possam aprimorar o que eles já trabalham no dia-a-dia. Estamos muito contentes com as novas possibilidades que esta oportunidade trará para todos eles”.

Direto da Itália

O ponto do alto do curso, foi a presença do renomado chef de cozinha, o alegrense, Juarez Campos. Juarez, que fez questão de estar presente na cidade durante o Cozinha Capixaba, ministrou para as duas turmas dicas e técnicas culinárias.

Na oportunidade, o chef enalteceu seu amor pela cidade e sua paixão pela cozinha. “Eu fiz questão de antecipar minha volta da Itália para estar com vocês em Alegre, minha cidade natal. Estar aqui, ministrando esta aula, é muito especial”. Além disso, o chef também reforçou a importância do fortalecimento dos estabelecimentos entre si. “Vocês devem se unir pelo bem da gastronomia da cidade. Se todos estiverem juntos, todos crescem. Vamos juntos valorizar o que há de melhor na culinária alegrense”.

O prefeito municipal, José Guilherme, fez questão de ir receber o chef Juarez Campos. “Esta é uma oportunidade única que o Governo do Estado está nos proporcionando. Juarez é um alegrense orgulhoso da nossa cultura e da nossa culinária, não poderíamos deixar de prestigiá-lo”.

Receitas

Elaborado com as características de cada cidade, o plano de aula do programa Cozinha Capixaba é um verdadeiro deleite para o paladar. Em Alegre, o projeto trabalhou a preparação de produtos como o café, o milho verde, a mandioca, o palmito pupunha, a carne suína entre outros. “As receitas foram criadas pelos chefs Angela Covre e Juarez Campos. Então, os alunos aprenderam a fazer uma geleia de mamão com laranja, a torta capixaba, valorizando o nosso palmito, uma carne especial com molho de café, uma salada com chips de parmesão. Pratos que valorizam nossos produtos e agregam no cardápio dos estabelecimentos. Estamos felizes por poder participar deste Programa”, finaliza Alessandra Vasconcelos.

Chamamento Público SEMDER 001/2018

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

CHAMAMENTO PÚBLICO SEMDER 001/2018

O município de Alegre/ES, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, no uso de suas atribuições legais, conforme Portaria nº 001/2018/SEMDER tendo em vista o dispositivo na Lei Federal nº 13.019 de 31 de julho de 2014 e suas alterações torna público o Edital de Chamamento Público para a apresentação de propostas e a seleção de Empresas Juniores, sendo elas, Organizações/Entidades da Sociedade Civil interessadas em celebrar Termo de Colaboração para o  fortalecimento da cafeicultura no município.

19/04/2018 - PORTARIA INTERNA

19/04/2018 - EDITAL - PARTE 01