Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

ALESSANDRA VASCONCELOS - Secretária Municipal

Criada pela Lei Municipal nº 1.521, de 18/12/1984; alterada pela Lei Municipal nº 2050, de 05/01/1993.

São competência do Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente: planejar, organizar, acompanhar e controlar todas as atividades desenvolvidas na Secretaria, mantendo contatos e articulando com Empresas Públicas e Privadas no sentido de carrear recursos para realização dos projetos e atividades.

Órgãos da Secretaria:
* Coordenadoria de Meio Ambiente, Parques e Jardins;
* Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Eventos Agropecuários.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Telefone: (28) 3552-4359 / 3552-4635

Estradas rurais de Celina recebem manutenção e melhorias

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

As estradas rurais do distrito de Celina em Alegre receberam intensas atividades de melhorias e cuidados por parte da Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDER).

As comunidades de Jerusalém, Volta da Ferradura, Roncado, Vargem Alegre, Segredo, Saibreira, Garganta, Barra Preta, Córrego do Ouro e Santa Maria/Córrego do Brejo, tiveram suas estradas patroladas. A equipe que atua na SEMDER também realizou limpeza e abertura de novas caixas secas para melhor drenagem da água da chuva. O objetivo da atividade é dar melhores condições de tráfego e uso para os produtores da região.

“O último mês intensificamos na região que apresentava pontos críticos e que por isso receberam nossa atenção de forma prioritária. Em Jerusalém executamos atividades que não estavam sendo desempenhadas há muito tempo. Refizemos um mata burro, jogamos saibro branco nos pontos mais críticos e estamos agora, preparando a melhoria da ponte principal de acesso a comunidade. Um trabalho que beneficia diretamente aproximadamente mais de trinta famílias, apenas em Jerusalém”, explica a secretária municipal da pasta responsável, Alessandra Vasconcelos.

A secretária também conta que os serviços devem continuar por aproximadamente mais alguns dias, devido ao tamanho da região. “Alegre é o maior município do Caparaó, a área rural é imensa o que dificulta o trabalho a todas as comunidades. Mas temos conseguido realizar o que antes nunca foi feito para muitos produtores. O desafio vai sendo vencido dia-a-dia”, pondera.

Além de Celina, os distritos do Café e a comunidade de Horizonte, também receberam os serviços da Prefeitura de Alegre nos últimos dias. “Apenas no Café conseguimos atender as comunidades de Fazenda Bom Destino, Fazenda Aliança, Retiro, Queimadas, Paraíso, Segredo e Maganha”, avalia Alessandra.

Os próximos passos da SEMDER devem garantir atendimento as comunidades de Santa Angélica e Monte Cristo. “Sabemos que todo o município carece do serviço, infelizmente nossos recursos são parcos e nossa mão de obra é pouca. Mas temos conseguido muito mais do que a antiga gestão realizou em prol do homem do campo. Nossos cronogramas de atendimento e capacitação seguem conforme o que prometemos em campanha, que é trazer o desenvolvimento para a área rural. Superando as dificuldades, e levando a melhoria para todos”, finaliza.