Coordenadoria de Defesa Civil

WILLIAM JOSÉ DE SOUZA - Coordenador de Defesa Civil

Cel: (28) 999535832 / (28) 999668109

A Defesa Civil da Cidade de Alegre foi criada por intermédio da Lei Municipal nº 2602/2003, de 13 de novembro de 2003, com a nomenclatura de Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC). Sua missão é coordenar, na esfera municipal, as ações de defesa civil nos período de normalidade e anormalidade. Além disso, ela coordena o conjunto de ações preventivas, de socorros assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social. A COMDEC pertence ao Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, que foi reeditado pela Lei Federal nº 12.340, de 01 de dezembro de 2010.

Rua Olívio Correa Pedrosa, 518 - Centro
Alegre – ES – CEP 29.500-000

Contatos:
(28) 9 9252-7880 - 24 horas

CPRM realiza mapeamento das áreas de risco para desastres naturais em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Coordenadoria de Defesa Civil

O município de Alegre terá uma atualização do mapeamento da vulnerabilidade e das áreas de possíveis desastres naturais. A setorização de risco está sendo realizada desde a última segunda-feira (6), pelo Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que trabalha na identificação de áreas com alta ou muito alta probabilidade de ocorrência de enchentes, inundações ou movimentos de massa. O levantamento, encomendado pelo Governo do Estado, está sendo acompanhado pela Defesa Civil municipal e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e deve estar concluído nos próximos dias.

Até agora, a equipe de geólogos presente no município já visitou três bairros, e um dos que apresentam preocupação é o bairro Vila Alta. “A rua João Bravo nos chamou atenção. Existe um alto risco de movimentação de massa naquela região e agora, a defesa civil do município precisa acompanhar as 138 residências daquela localidade”, explica o geólogo Guilherme Santos Peret.

“É importante definirmos as áreas de risco para que a resposta a desastres seja rápida e também para que sejam proibidas novas construções, loteamentos, escavações ou aterros nesses espaços”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas.

As informações levantadas pela CPRM serão disponibilizadas para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN (MCTI), para subsidiar a emissão de avisos e alertas meteorológicos; e para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD (MI), para a emissão de alertas às Defesas Civis estaduais e municipais, visando ações de prevenção e resposta frente aos desastres naturais.

Consola de depuração Joomla

Dados do perfil