Bandeira de Alegre

Lei Nº 1420 – 25/09/1981
Prefeito Antonio Lemos Junior

Artº 1º – A Bandeira Municipal de Alegre, de autoria do heraldista Prof. Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista terá as seguintes características: ESQUARTELADA EM CRUZ, SENDO OS QUARTÉIS AZUIS, CONSTITUÍDOS POR FAIXAS AMARELAS DE DOIS MÓDULOS DE LARGURA, CARREGADAS DE SOBRE FAIXAS VERMELHAS DE UM MÓDULO, DISPOSTAS NO SENTIDO HORIZONTAL E VERTICAL, E ENTRECRUZADAS A UMA DISTÂNCIA DE SEIS MÓDULOS DA TRALHA, TENDO NESTE PONTO BROCANTE, UM CÍRCULO AMARELO DE OITO MÓDULOS DE CIRCUNFERÊNCIA, ONDE O BRASÃO MUNICIPAL É APLICADO.

§ 1º – De conformidade com a tradição heráldica portuguesa da qual herdamos os cânones e regras, as bandeiras municipais podem ser oitavadas, sextavadas, esquarteladas ou terciadas, tendo por cores as mesmas constantes no campo do escudo e ostentando ao centro ou na tralha uma figura geométrica onde o brasão municipal é aplicado.

§ 2º – A Bandeira Municipal de Alegre obedece a essa regra geral, do “esquartelada em cruz”, lembrando nesse símbolo o espírito cristão de um povo. O Brasão, aplicado na bandeira, represente o Governo Municipal e o círculo amarelo onde é contido representa a própria Cidade-Sede do Município, que é o círculo símbolo heráldico da eternidade porque se trata de uma figura geométrica que não tem princípio e nem fim; a cor amarela simboliza a glória, esplendor, grandeza, riqueza, soberania; as faixas amarelas carregadas de sobre-faixas vermelhas representam a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território; a cor vermelha, simboliza dedicação, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia; os quartéis azuis, assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no território municipal; a cor azul é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade.

Brasão Municipal

Artº 2º – O Brasão do Município de Alegre, obedecerá as seguintes características: ESCUDO SAMNÍTICO ENCIMADO PELA COROA MURAL DE OITO TORRES, DE ARGENTE, EM CAMPO DE BLÁU, FIRMADO EM CHEFE, UMA FLOR-DE-LIS AGUÇADA DE ARGENTE. AO TERMO, UM TRIPLO MANTEL DE FALDE, SENDO O CENTRAL MAIS ELEVADO, CARREGADO DE UMA FONTE HERÁLDICA DE GÓLES ESPARGINDO ÁGUA DE BLÁU CORTADO DE UMA FAIXA ONDADA DE BLÁU COMO APOIOS DO ESCUDO, A DESTRA DE UM RAMO DE CAFEEIRO FOLHADO E FRUTADO E A SINISTRA UM RAMO DE ROSEIRA FOLHADO E FLORIDO, AMBOS AO NATURAL.

Parágrafo único – O Brasão, descrito neste artigo em termos próprios de heráldica, tem a seguinte interpretação simbólica: O escudo samnítico usado para representar o Brasão de Armas de Alegre, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herado pela heráldica brasileira como evocativo da raça latina colonizadora e principal formadora de nossa sociedade;

1. A coroa mural que o sobrepõe é o símbolo universal dos Brasões domínio que, sendo de argente (prata), de oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na Segunda Grandeza, ou seja, Sede da Comarca;
  2. A cor bláu (azul) do campo do escudo é o símbolo heráldico da justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade;
  3. Firmado em Chefe (parte superior do escudo) a flor-de-lis aguçada e encimando o mantel central ao termo, representa no Brasão Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Município;
  4. O metal argente (prata) é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza;
  5. Ao termo (parte inferior do escudo) o triplo mantel de falde (ouro) representa a bela e rica região da Serra do Caparaó, destacando o mais elevado mantel central, representando o Pico da Bandeira, até pouco tempo considerado o ponto culminante do Brasil, com seus 2.884 metros de altura;
  6. O metal falde (ouro) é símbolo de glória, esplendor, grandeza, riqueza e soberania;
  7. É o mantel carregado de uma fonte heráldica de góles (vermelho) espargindo água de bláu (azul) lembrando no Brasão a futura estância hidromineral, na fonte do Bom-Ver situada a 800 metros de altitude que, pela inigualável beleza paisagística e clima dos mais saudáveis, tende a se tornar um ponto de atração turística;
  8. A faixa ondada de bláu (azul) representa no Brasão o Rio Alegre que banha a cidade;
  9. Nos ornamentos exteriores, as hastes de café e rosa, lembram no Brasão o produto da terra que mais se destaca e o cognome “Cidade Jardim”;
  10. A buzina de caça estilo boiadeiro, de argente (prata) representa a pecuária, uma das atividades econômicas de maior destaque na vida do Município;
  11. No listel de góles (vermelho) cor simbólica da dedicação, amorpátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia, inscreve-se em letras argentinas (prateadas), o topônimo identificador “Alegre”, ladeado pelos milésimos “1820” assinalando a ata de sua fundação e “1891” da instalação do Município.

Hino de Alegre

O Hino Oficial do Município de Alegre tem o seguinte título “Alegre, Cidade Jardim”. Letra e música de Sebastião Geraldo de Oliveira e arranjo musical de Paulo dos Santos Abreu, no seguinte teor:

Hino de Alegre
by Sebastião Geraldo de Oliveira e Paulo dos Santos Abreu
ALEGRE, CIDADE JARDIM

Nascida entre montes
Lindas cascatas, ninada com o canto
Dos pássaros nas matas
Tens a cultura das Faculdades
És poesia. Oh! Minha cidade

Te canto em trovas
e em versos que faço